Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública

Resumo

O artigo aborda os resultados de uma pesquisa que envolveu educadores de uma escola pública. O objetivo é apresentar a necessária introdução da Educação para as relações étnico-raciais nos currículos escolares a partir de práticas descolonizadoras e de reconhecimento e pertencimento dos sujeitos. O texto insere-se na luta contra o silenciamento do racismo e no enfrentamento de violências que naturalizam o preconceito e a discriminação. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos foram definidos a partir de Gil (2008) e Brandão (2003), e a análise de conteúdo baseou-se em Bardin (2016). Os preceitos da Justiça Curricular e os princípios da Educação para as relações étnico-raciais formam a base teórica para as abordagens analíticas realizadas. Na conclusão, o artigo destaca a Justiça Curricular e a Educação para as relações-étnico raciais como possibilidades de luta pela superação do racismo.

Palavras-chave: Superação do racismo. Educação para as relações étnico-raciais. Justiça Curricular.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Líder de Pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC) cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq - Nível 2.

Alice Rosa de Sena Ferrari, Prefeitura Municipal de Ouro Verde, São Paulo

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora de Arte da Prefeitura Municipal de Ouro Verde, São Paulo.

Publicado
2021-12-04
Como Citar
PONCE, B. J.; FERRARI, A. R. DE S. Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-20, 4 dez. 2021.
Seção
Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas