Análise da categoria conteúdo e forma da obra Azur & Asmar: reflexões sobre as relações étnico-raciais dentro e fora da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19381.058

Resumo

Este estudo teve por objeto a obra literária Azur & Asmar, escrita e ilustrada por Michel Ocelot, edição de 2007, e o filme As aventuras de Azur e Asmar, dirigido e animado pelo mesmo autor, em 2006. O objetivo da pesquisa foi o de perceber a relação da categoria de conteúdo e forma presente nessas obras como possibilidade de ampliação da competência leitora e visão de mundo acerca da diversidade humana. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética. A análise permitiu afirmar que a leitura e a compreensão dos elementos do conteúdo e a forma das obras são indispensáveis para a compreensão global dos sentidos textuais e um importante processo educativo capaz de promover reflexão e equidade racial. 

Palavras-chave: Leitura literária. Conteúdo e forma. Educação étnico-racial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suelen Cristina dos Santos Klem, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de Marília, São Paulo. Professora do Departamento de Educação da UEL, na área de Didática, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

KLEM, S. C. dos S.; FRANCO, S. A. P. Análise da categoria conteúdo e forma da obra Azur & Asmar: reflexões sobre as relações étnico-raciais dentro e fora da escola. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19381.058. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19381. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)