A insurgência da intelectualidade negra em cursos de Pedagogia do Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19364.068

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa que apreciou os processos de institucionalização da educação das relações étnico-raciais nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Paraná. Para o estudo, optou-se pela análise de conteúdo dos Projetos Pedagógicos, dos Programas e dos Planos de Ensino das disciplinas e entrevistas com docentes dos cursos, em busca de conhecer as experiências de implementação da Lei No 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Apresentam-se lentes teóricas e metodológicas subsidiadas por epistemologias que tensionam o cânone acadêmico marcado pelo colonialismo, pelo eurocentrismo e pela branquitude, no sentido de produzir um conhecimento posicionado, parcial e localizado. O estudo constatou a insurgência de uma intelectualidade negra propondo alterações epistemológicas nos cursos de Pedagogia, sobretudo por meio da proposição de componentes curriculares obrigatórios de perspectiva racial.

Palavras-chave: Intelectualidade negra. Educação das relações étnico-raciais. Cursos de Pedagogia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduarda Souza Gaudio, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação. Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.  Pesquisadora do Grupo Alteritas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Joana Célia dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da UFSC. Pesquisadora do Grupo Alteritas e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC.

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

GAUDIO, E. S.; PASSOS, J. C. dos . A insurgência da intelectualidade negra em cursos de Pedagogia do Sul do Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19364.068. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19364. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas