O Alfabetismo da Diáspora e a Educação das Relações Étnico-Raciais: aproximações teórico-metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19345.040

Resumo

Com a aproximação do aniversário de 20 anos da Lei No 10.639/2003, torna-se de extrema relevância refletir sobre desafios que marcaram e ainda marcam sua trajetória. Pensando nisso, este artigo, de natureza ensaística, tem como objetivo evidenciar aproximações entre o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER) e o “Alfabetismo da Diáspora”, perspectiva epistemológica que propõe o enfrentamento à “deseducação”, promovida por um currículo e um sistema formal de educação etnocêntrico e racista, o qual atua para o apagamento da história da população negra. Os princípios e os fundamentos do Alfabetismo da Diáspora e das DCNERER são explorados ao longo do texto, revelando as aproximações entre duas perspectivas diaspóricas que comungam em interesses de promover mudanças na educação formal, com vistas à transformação social.

Palavras-chave: DCNERER. Alfabetismo da Diáspora. Currículo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Cristina de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Eduardo da Silva Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor da Rede Municipal de Educação de Serra - Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

ARAUJO, D. C. de; ARAUJO, E. da S. O Alfabetismo da Diáspora e a Educação das Relações Étnico-Raciais: aproximações teórico-metodológicas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19345.040. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19345. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas