O legado da branquitude: reflexões a partir de relatos orais de professoras brancas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir, a partir dos diálogos com os estudos sobre a branquitude e com os aportes teóricos do feminismo negro, com o campo da Educação. Para tanto, parte-se de uma análise de cunho qualitativo, inspirados pela história oral, e traz-se para a cena relatos orais de professoras que atuaram na Educação Básica. Os dados apontam para a manutenção das hierarquias impostas pela branquitude e explicitam as marcas raciais transpostas mesmo sobre o processo de flexibilização das desigualdades de gênero.

Palavras-chave: Branquitude. Feminismo Negro. Docência.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Bacharela em Direito (2017) pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem), São Paulo; graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Marília (SP); e Mestra em Educação na linha de História e Filosofia da Educação no Brasil (2021), pela mesma instituição.

Rosane Michelli de Castro , Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Professora assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Marília (SP), e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição; Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação pela Unesp e Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2010).

Flávio Santiago, Universidade de São Paulo

Pós-doutorado em andamento pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Educação (2019) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado
2021-12-06
Como Citar
SOUZA, A. L. B. R. DE; CASTRO , R. M. DE; SANTIAGO, F. O legado da branquitude: reflexões a partir de relatos orais de professoras brancas. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-17, 6 dez. 2021.
Seção
Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas