A Educação Ambiental na formação inicial de professores/as: contribuições da Pedagogia Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18558.029

Resumo

Este estudo teve como objetivo refletir sobre as contribuições da Pedagogia Crítica para a formação inicial de professores/as. Nesse sentido, buscou-se analisar a relação entre o currículo, a ideologia e a emancipação; em que prática pedagógica se ancora e se espera para alcançarem-se os objetivos almejados da Educação Ambiental; como a colaboração e a participação na produção do conhecimento e de saberes promovem emancipação nos sujeitos envolvidos; e como esses aspectos educacionais carecem de estar presentes na formação inicial de professores/as. Como conclusões, foi possível observar que os elementos educacionais da Pedagogia Crítica, como a compreensão da não neutralidade e dos aspectos políticos e ideológicos no campo curricular e nas práticas pedagógicas, assim como a colaboração na produção do conhecimento que proporciona autonomia e espírito crítico-reflexivo, favorecem as expectativas de uma Educação Ambiental para a emancipação.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação inicial de professores/as. Pedagogia Crítica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Theóffillo da Silva Lopes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPB; Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPB. Servidor TAE (Pedagogo) da UFPB. Professor da Educação Básica I na Prefeitura Municipal de João Pessoa

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor titular do Departamento de Metodologia da Educação (DME) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do PPGE/UFPB.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

LOPES, T. da S. .; ABÍLIO, F. J. P. A Educação Ambiental na formação inicial de professores/as: contribuições da Pedagogia Crítica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.18558.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18558. Acesso em: 28 mar. 2024.