Interculturalidade: experiências e desafios da/na Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18528.053

Resumo

A internacionalização é um tema que passou a ocupar a agenda nos últimos 20 anos, tanto de pesquisadores/as, organismos internacionais e governos como da gestão de instituições. Assim sendo, o objetivo proposto, neste artigo, foi analisar as categorias de pensar e de operar a interculturalidade, a partir da sociogênese constitutiva do projeto da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) e de experiências de servidores/as dessa Universidade, bem como compreender a internacionalização da Educação Superior no contexto da modernidade/colonialidade ocidental. A perspectiva decolonial trouxe bases epistêmicas necessárias à construção da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da pesquisa exploratória e da análise documental. Os principais resultados demonstram que a interculturalidade é parte da missão da Universidade, construída com base em um projeto distinto da maioria das Universidades brasileiras. Além disso, a inclusão é parte de seu projeto constitutivo e procura desenvolver ações e iniciativas voltadas à interculturalidade, potencializando saberes não hegemônicos.

Palavras-chave: UNILA. Internacionalização. Decolonialidade.

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Biografia do Autor

Daniela Boacik, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestra em Desenvolvimento Regional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Franciele Clara Peloso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2022-04-13

Como Citar

BOACIK, D.; RUBIN-OLIVEIRA, M. .; PELOSO, F. C. Interculturalidade: experiências e desafios da/na Universidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.18528.053. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18528. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas