Educação Superior: as emoções e o processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18474.077

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou os motivos que conduziram graduandos a buscar atendimento psicológico e estabeleceu relações destes motivos com o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram obtidos por meio de questionário, aplicado a 30 estudantes de 18 anos ou mais, em um campus universitário federal, do interior do estado do Paraná, Brasil. A investigação foi de caráter qualitativo e exploratório. Os dados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin, sendo fundamentados a partir da Psicologia Histórico-Cultural e da perspectiva bakhtiniana da linguagem. Os resultados enalteceram diferentes motivos, que foram organizados em quatro categorias temáticas: mudanças na condição de vida, adaptação acadêmica/escolha profissional, impacto/reações emocionais e processo de ensino-aprendizagem. Os motivos da procura pelo atendimento psicológico demonstraram relação com os estados emocionais apresentados pelos estudantes e indicaram incidir significativamente sobre a condição de aprendizagem.

Palavras-chave: Emoções. Educação Superior. Ensino-aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Dallagnol, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e psicóloga da Universidade Federal da Fronteira Sul

Ivete Janice de Oliveira Brotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná e professora aposentada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

DALLAGNOL, C.; DE OLIVEIRA BROTTO, I. J. . Educação Superior: as emoções e o processo de ensino-aprendizagem. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–16, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.18474.077. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18474. Acesso em: 29 mar. 2024.