Questões étnico-raciais no ambiente escolar: reflexões a partir de teses e dissertações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como as questões étnico-raciais estão sendo trabalhadas no cotidiano escolar da Educação Básica, tendo como parâmetro dados obtidos em dissertações e teses da área da Educação. A metodologia utilizada possui como base a abordagem crítico dialética, com foco nas categorias conteúdo e forma, e como pressupostos os estudos de Cury (1985) e Gamboa (2012). As questões étnico-raciais são tratadas à luz dos postulados de Hall (1990), Quijano (2005), Silva (2000) e Nájera (2018). Os resultados revelam que as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar e no âmbito dos cursos de formação continuada de professores necessitam ter como base teórico-metodológica a perspectiva intercultural, a qual possibilita buscar a constituição de uma postura de igualdade de tratamento que a modernidade prometeu por meio do contrato social e que, infelizmente, na sociedade contemporânea, ainda não se cumpriu efetivamente.

Palavras-chave: Questões étnico-raciais. Práticas pedagógicas. Dissertações e teses.

 

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

João Fernando de Araújo, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da Rede Municipal de Educação de Jaboti, Paraná (PR).

Martinho Gilson Cardoso Chingulo, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Bernadete Lema Mazzafera, Universidade Norte do Paraná

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Docente titular do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Faculdade Pitágoras associada à Universidade Norte do Paraná (Unopar). Docente permanente do Programa de Mestrado em Ensino e Ciências da Saúde da Universidade Anhanguera (Unian).

Publicado
2021-12-06
Como Citar
SANTOS, A. R. DE J.; ARAÚJO, J. F. DE; CHINGULO, M. G. C.; TIROLI, L. G.; MAZZAFERA, B. L. Questões étnico-raciais no ambiente escolar: reflexões a partir de teses e dissertações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-16, 6 dez. 2021.
Seção
Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas