Por uma Educação Física antirracista: o protagonismo da Ceafro de Vitória e de Cariacica no Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18323.019

Resumo

Este estudo analisa os programas educacionais étnico-raciais dos últimos dez anos nos municípios de Vitória e de Cariacica, no estado do Espírito Santo. Especificamente, analisa as ações e a sua efetividade e busca identificar a intervenção da Educação Física no contexto desses programas. A metodologia percorreu dois caminhos: a) estudos dos documentos institucionais com as propostas étnico-raciais; b) entrevista semiestruturada com os agentes da Comissão de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro) das Secretarias de Educação dos municípios supracitados. O estudo revelou que os elementos da cultura corporal não constituem instrumentos para a superação dos conflitos raciais no contexto escolar; existem estreitas relações entre a Ceafro e as instituições organizadas da sociedade; e os professores que aderem aos programas são militantes e/ou participantes nas causas étnico-raciais.

Palavras-chave: Educação Física. Étnico-racial. Programas educacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pamela Tavares Monteiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef) do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) da Ufes; integrante do Grupo de Estudos EGBÊ (2020-2021); bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ênfase de estudo no Ensino das Relações Étnico-Raciais e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologias insurgentes, corpo negro e suas estéticas afrodiaspóricas, empoderamento juvenil e suas re-existências, além de políticas públicas para a população negra

José Luiz dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Titular na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e esporte; jogos tradicionais; questões étnicas raciais no esporte; Educação Física, esporte e sociedade.

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

MONTEIRO, P. T.; ANJOS, J. L. dos. Por uma Educação Física antirracista: o protagonismo da Ceafro de Vitória e de Cariacica no Espírito Santo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–16, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.18323.019. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18323. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas