Configuração do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física – licenciatura: incursões e apontamentos a partir de Norbert Elias

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar os aspectos ligados à configuração do Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Educação Física e seus possíveis impactos na prática pedagógica dos estagiários, a partir do referencial teórico de Norbert Elias. A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa e contou com a participação de 61 pessoas vinculadas ao Estágio Curricular Supervisionado. Como estratégia metodológica, empregou-se o grupo focal e a entrevista semiestruturada, com utilização de análise de conteúdo e auxílio do software NVivo 10. Respaldado pelo referencial Elisiano, constatou-se que a configuração do Estágio Curricular Supervisionado, seja na universidade ou na escola, influencia diretamente na autonomia de atuação e na prática pedagógica dos acadêmicos durante a realização do estágio, devendo ser reavaliada continuamente como forma de possibilitar avanços na futura atuação. Palavras-chave: Educação Física. Formação profissional. Docência.

Biografia do Autor

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil. Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil, e Universidad Católica del Maule (UCM), Chile. Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Publicado
2021-07-06