Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado

Resumo

Atualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens. Palavras-chave: História da Educação. Tecnologia educativa. Evolução da tecnologia educativa.

Biografia do Autor

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra
Professora da Universidade de Coimbra, CEIS20, Faculdade de Letras (DHEEAA); Doutoramento em História – Didática.
António Gomes Ferreira, Universidade de Coimbra
Professor da Universidade de Coimbra, CEIS20, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Doutoramento em Ciências da Educação.
José António Moreira , Universidade Aberta
Professor da Universidade Aberta, CEIS20; Doutoramento em Ciências da Educação.
Publicado
2021-03-24