Processos formativos de ações e reflexões na formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região Nordeste do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16832.099

Resumo

Este artigo objetiva compreender as ações e os impactos do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região nordeste do Rio Grande do Sul e suas alternativas para alcançar metas do Plano Nacional de Educação, concomitantemente aos avanços econômicos e sociais. Ao longo do Programa, foi possível uma práxis com experiências metodológicas que aprofundaram a formação continuada de professores para o ensinar em uma perspectiva crítica de Educação. No contexto da pesquisa, encontrou-se uma gestão participativa, que interliga programas de governo com propostas críticas de formação de professores da Rede Municipal, em uma ação permanente e contínua que parte do pressuposto da teoria crítica dialética que abrange a sua construção na própria práxis da ação profissional, apropriadas a partir da reflexão dos professores sobre a sua própria ação docente de trabalho na escola e em permanente formação continuada.

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Políticas públicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-10-12

Como Citar

APARECIDA NASCIMENTO GELOCHA, E. .; SANGOI ANTUNES, H. .; RUSCHEL NUNES, A. L. . Processos formativos de ações e reflexões na formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região Nordeste do Rio Grande do Sul. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.16832.099. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16832. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)