Educomunicação e alfabetização midiática: diálogos freireanos na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16614.031

Resumo

Este artigo apresenta as contribuições do pensamento de Paulo Freire para os estudos sobre mídia e educação e a construção do conceito de Educomunicação. Para tanto, realizou-se um mapeamento das produções científicas sobre o tema na América Latina, com o intuito de levantar os principais fundamentos e autores recorrentes nas publicações analisadas e sua articulação com os pressupostos freireanos no campo da mídia-educação. Foi um estudo qualitativo, cujo percurso metodológico incluiu revisões sistemáticas e integrativas de artigos selecionados no portal de periódicos da Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) entre os anos de 2011 e 2019. A discussão sinaliza que o campo educomunicativo e sua atuação multidisciplinar surgiu e se consolidou a partir dos pressupostos de Paulo Freire sobre a interface comunicação/educação e se desenvolveu por meio de políticas públicas e práticas escolares que objetivavam a emancipação do sujeito.

Palavras-chave: Paulo Freire. Mídia-educação. Educomunicação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizandra Jackiw, Univiersidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2002). Especialização em Inovação em Projetos Pedagógicos-âmbito escolar e não-escolar. Especialização em Tecnologias Educacionais. Especialização em Educação a Distância. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Paraná e pedagoga no Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, ensino-aprendizagem, comunicação-educação e educomunicação. 

Sônia Maria Chaves Haracemiv, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em Educação e Ciências pela UFSC, Doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, Pós-Doutorado em Avaliação e Currículo na UNIRIO; Professora da UFPR, do Setor de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional. Linha Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa. Pesquisadora do Grupo de Estudos Pesquisa de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano - Coordenadora do Projeto de Pesquisa Vozes do Cárcere - Paz e não violência em busca de um novo modelo de gestão penal. Pesquisadora do Grupo de Estudos Pesquisa de Avaliação e Currículo - UNIRIO Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico. Coordenadora do Eixo EJA e Tecnologias do EPEJA. Membro da Comissão Permanente para Elaboração, Implementação e Implantação da Política Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penal do Paraná - PEAME. Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas ? BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México. Vice-Coordenadora do Observatório Social Saúde em Instituições Prisionais e Justiça Criminal

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

JACKIW, E.; HARACEMIV, S. M. C. Educomunicação e alfabetização midiática: diálogos freireanos na América Latina. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16614.031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16614. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança