Escola sem Partido, neoliberalismo e conservadorismo: rastreando pontos de intersecção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15352.103

Resumo

As discussões em torno do movimento Escola sem Partido vêm acirrando as lutas pela educação brasileira nos últimos anos. Dada a importância desse debate, gostaríamos de explorar, neste artigo, uma pequena parte de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado, mas com foco em outros aspectos. Assim, buscamos descrever enunciados presentes em uma determinada formação discursiva produzida pelo movimento. Para tal, fizemos uso das ferramentas teórico-metodológicas oferecidas pelo filósofo e historiador francês Michel Foucault. Os resultados apontam para a existência de enunciados que reatualizam ideias neoliberais e conservadoras no campo da educação brasileira.

Palavras-chave: Escola sem Partido. Conservadorismo. Neoliberalismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/CLN. Doutora (UFRGS) e Mestre (ULBRA) em Educação na linha dos Estudos Culturais em Educação. Licenciada em História (UNISINOS). Líder do Grupo de Estudos em Educação, Interdisciplinaridade e Tecnologias - GEEDINTEC/UFRGS (CNPq), Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS (CNPq) e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG (CNPq). Na graduação, vinculada ao curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Atuou como professora Adjunta da FURG (2014-2018), na graduação e na Pós-Graduação em Educação, onde tem orientações de mestrado concluídas na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação.Como professora da Educação Básica (2000-2010), atuou na área da História, Filosofia e Sociologia para os ensino fundamental e médio. Mantém projetos de pesquisa que contam com financiamento público e orientações de iniciação científica em andamento. Os interesses de pesquisa se concentram na área da Educação; Educação Ambiental; Interdisciplinaridade e Tecnologias.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

PATRIK KATZ, E.; SILVA DA COSTA MUTZ, A. Escola sem Partido, neoliberalismo e conservadorismo: rastreando pontos de intersecção. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–16, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15352.103. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15352. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica