Fazer experiência pela professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto das atuais políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15237.092

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma discussão sobre as condições de que dispõem professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para fazer experiência no espaço escolar, fragilizado por políticas conservadoras, e sobre o desenvolver profissional por meio dessa experiência. Pressupostos de John Dewey e Jorge Larrosa fornecem apoio para a perspectiva compreensiva que identifica a formação docente como um processo sucessivo de fazer experiência. Os procedimentos de coleta, análise e interpretação de dados aproximam-se dos princípios da entrevista compreensiva, proposta por Kaufmann. Foram realizadas 13 entrevistas com professoras da rede pública de ensino. Os resultados apontam o cenário de docência dessas professoras marcado pelo sentimento de luta pela dignidade do seu trabalho: ao mesmo tempo que pressões e restrições características do espaço escolar em que atuam as incomodam, também desvelam oportunidades para se afirmarem profissionalmente.

Palavras-chave: Políticas conservadoras. Experiência. Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deniele Pereira Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora / Colégio de Aplicação João XXIII

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Editora-chefe da revista Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa sobre Educação, do CAp João XXIII. Membro do GeProf (Grupo de Estudos sobre a Profissão Docente). Seus estudos e pesquisas concentram-se no campo da formação de professores, com ênfase nos seguintes temas: prática pedagógica, experiência, saberes docentes, desenvolvimento profissional do professor, estágio curricular, anos iniciais do ensino fundamental.

Menga Lüdke, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora titular da PUC-Rio. Pesquisa na área de educação sobre problemas da formação, pesquisa e profissão docentes, socialização profissional de professores e avaliação escolar. Coordena o GEProf (Grupo de Estudos sobre a Profissão Docente), com estudantes de pós-graduação e graduação, focalizando no momento problemas do estágio supervisionado como um dos aspectos mais frágeis na formação de professores, com bolsa do CNPq - Nível 1A.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

PEREIRA BATISTA, D.; LÜDKE, M. Fazer experiência pela professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto das atuais políticas educacionais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–22, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15237.092. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15237. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica