O Programa Universidade Para Todos em teses da área de Educação: temáticas, fundamentos e níveis de abstração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.004

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma metapesquisa na qual foram analisadas as teses produzidas sobre o Programa Universidade para Todos (PROUNI) em programas de Pós-Graduação brasileiros da área da Educação, no período de 2007 a 2017. Fundamentada em uma combinação do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE) com outras contribuições do campo das políticas públicas e política educacional, este texto apresenta um mapeamento das principais temáticas e fundamentos das teses, sistematiza os enfoques privilegiados pelos autores, os tipos de teorização e os níveis de abstração alcançados. Os resultados revelam grande variação de enfoques e temáticas, a baixa utilização da literatura e de modelos do campo da política educacional e, do ponto de vista dos níveis de abstração, a predominância dos estudos descritivos e analíticos, embora se registre, também, em menor número, a presença de estudos de compreensão.

Palavras-chave: PROUNI. Pesquisa em Política Educacional. Análise e avaliação de políticas.

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

MOREIRA, L. P. O Programa Universidade Para Todos em teses da área de Educação: temáticas, fundamentos e níveis de abstração. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 871–892, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14555. Acesso em: 29 mar. 2024.