Repensando o currículo a partir da ocupação de escolas

Autores

  • Mário Augusto Correia San Segundo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Ricardo Gonçalves Severo Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.017

Resumo

Em maio de 2016, mais de 150 ocupações de escolas por seus estudantes foram iniciadas no Estado do Rio Grande do Sul. No presente artigo, analisa-se de que forma as ocupações e as interpretações, por parte dos estudantes, no que diz respeito à educação oferecida nas escolas, podem ajudar a refletir sobre a temática do currículo escolar e o papel da escola na socialização política da juventude. Como fonte, as narrativas transcritas de 11 grupos de discussão realizados com estudantes que participaram de ocupações nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, e 65 questionários individuais com dados coletados após a realização dos grupos de discussão foram utilizados. A pesquisa empregou os pressupostos do método documentário segundo Ralf Bohnsack e Wivian Weller, que trata de buscar a construção de categorias de acordo com o grupo de referência.

 

Palavras-chave: Juventudes. Socialização. Ocupação de escolas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mário Augusto Correia San Segundo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão, onde atualmente atua como Diretor de Ensino. Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado em História pela UFRGS (2009) e graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas(UFPel) (2006). Foi Docente de educação básica e superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete-RS, onde atuou também como Coordenador de Ensino do Turno da Noite, Coordenador de Ações Inclusivas, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE).

Ricardo Gonçalves Severo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2005; 2008), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e Doutorado em Ciências Sociais pela PUCRS (2014), com área de concentração em sociologia política. Trabalha com o tema movimentos sociais, ativismo político, juventudes e educação.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

SAN SEGUNDO, M. A. C.; SEVERO, R. G. Repensando o currículo a partir da ocupação de escolas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1104–1120, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13507. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas