Condição adolescente e socialização política nas ocupações secundaristas em Caxias do Sul, RS

Autores

  • Scarlett Giovana Borges Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.014

Resumo

Este artigo tem como temática as ocupações das escolas públicas no ano de 2016 em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O objetivo é discutir a influência da condição adolescente na socialização política das ocupações. As fontes da pesquisa são analisadas de maneira qualitativa, utilizando como referencial os termos “experiência”, discutido por Edward Thompson (1981), e “condição adolescente”, apresentado por Martuccelli (2016). Por meio desse arcabouço teórico-metodológico, reflete-se que a condição adolescente é um fator de relevante influência na experiência política do movimento, que gerou empecilhos para o desenvolvimento das ocupações, assim como serviu de base para o processo de aprendizagem política das e dos estudantes. Nesse sentido, conclui-se que as ocupações foram potentes para a transformação subjetiva das e dos “ocupas”, modificando a sua experiência de escolarização e seu entendimento acerca da política de educação.

 

Palavras-chave: Ocupações Estudantis. Condição adolescente. Movimento estudantil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Scarlett Giovana Borges, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista do programa CAPES/PROEX. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018). Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2014). Educadora Social, na Fundação de Assistência Social, em Caxias do Sul.

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005). Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde orienta mestrado e doutorado na linha de pesquisa Educação, História e Políticas.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

BORGES, S. G.; SILVA, R. M. D. da. Condição adolescente e socialização política nas ocupações secundaristas em Caxias do Sul, RS. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1049–1065, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13417. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas