Voando com Peter Pan e caindo no buraco com Alice: os clássicos da literatura infanto-juvenil como possibilidades para ler, escrever e imaginar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.015

Resumo

Discutimos, neste artigo, os clássicos da literatura como possibilidade no trabalho com a linguagem – oral e escrita – e para a construção de processos imaginativos. Trazemos um recorte de uma pesquisa participante do tipo intervenção, realizada, em 2017, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior paulista, Brasil. Com base nos estudos de Vigotski, objetivamos evidenciar o papel das histórias infantis no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, mais especificamente a linguagem oral, a escrita e a imaginação. Os resultados apontaram que, por meio da literatura, os alunos ampliaram a sua participação nas atividades propostas, bem como o seu envolvimento com a leitura e a produção de texto. As experiências decorrentes das narrativas, Peter Pan e Alice no País das Maravilhas, promoveram o enriquecimento dos enredos dos textos escritos pelos alunos.

 

Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil. Linguagem oral e escrita. Imaginação. Letramento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli Costa, PUC Campinas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, é Mestre em Educação pela mesma universidade e Graduada em Pedagogia também pela PUC-Campinas. Possui ainda formação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação como professora na Educação Infantil e professora de música. Atua nos seguintes temas: literatura infantil, contos de fadas, imaginação, alfabetização e educação matemática. Atualmente realiza um Estágio Científico Avançado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal, sendo membro visitante do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança).

Elvira Cristina Martins Tassoni, PUC Campinas

Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente.

Fernando Azevedo, CIEC / Universidade do Minho

 É Professor Associado na Universidade do Minho. Publicou 58 artigos em revistas especializadas e 23 trabalhos em actas de eventos, possui 67 capítulos de livros e 35 livros publicados. Possui 46 itens de produção técnica. Participou em 25 eventos no estrangeiro e 60 em Portugal. Orientou 8 teses de doutoramento e co-orientou 4, orientou 29 dissertações de mestrado e co-orientou 4 nas áreas de Ciências da Educação, Línguas e Literaturas, Matemática e Artes. Actua na área de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. Nas suas actividades profissionais interagiu com 78 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: literatura infantil, competência literária, valores, leitura, texto literário, ensino-aprendizagem, educação, comunidades leitoras, didáctica e escola.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

COSTA, P. M. B. J. S.; MARTINS TASSONI, E. C.; AZEVEDO, F. Voando com Peter Pan e caindo no buraco com Alice: os clássicos da literatura infanto-juvenil como possibilidades para ler, escrever e imaginar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 678–698, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13262. Acesso em: 24 abr. 2024.