As dimensões estética e política da formação de professores para a rede pública municipal de Uberaba – MG

Sueli Teresinha Abreu-Bernardes

Resumo


Este artigo apresenta algumas reflexões que embasaram as análises sobre a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Uberaba – MG. Para compreender o sentido de formação, são analisadas a dimensão estética, sobretudo na paidéia grega e em Gaston Bachelard, e a dimensão política, segundo o pensamento de Gramsci. A implantação do regime escolar de ciclos representou um avanço na Educação do município em questão. No entanto, os professores não foram suficientemente formados para essa proposta pedagógica e a reação a ela parece relacionar-se mais ao aspecto ideológico do que às possíveis limitações de uma metodologia de ensino coerente à inovação implantada.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Dimensões estética e política. Rede municipal.

 

Abstract

 

Aesthetic and political dimensions of teacher training for the municipal public schools of Uberaba – Minas Gerais State (Brazil)

 

The present article offers some reflections that have underpinned the analysis of the continuous training of teachers of the municipal schools of Uberaba – MG (Brazil). To understand the meaning of training, we have analyzed its aesthetic dimension, especially in the sense of the Greek paideia and in the interpretation of Gaston Bachelard, as well as its political dimension, according to Gramsci’s thought. The implementation of the cycle-oriented school system represented a breakthrough in the Education in the studied municipality. However, teachers were not sufficiently trained for this pedagogical proposal, and the reaction to it seems to relate more to the ideological aspect of the proposal than to the possible limitations of a teaching methodology consonant with the implemented innovation.

 

Keywords: Teacher Training. Aesthetic and Political Dimensions. Municipal School System.


Palavras-chave


Formação de Professores; Dimensões estética e política; Rede municipal; Teacher Training; Aesthetic and Political Dimensions; Municipal School System

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.205212

 
 
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.