A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13009.011

Palavras-chave:

PROUCA, Tecnologias, Educação, Teses, Technologies, Education, Doctoral dissertations, Tecnologías, Educación, Tesis

Resumo

Este artigo aborda os impactos da consolidação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) para inclusão digital, por meio da utilização pedagógica de computadores portáteis, os laptops educacionais. Ao focalizar os desdobramentos recentes desse programa, realiza-se uma pesquisa hermenêutica em teses de Doutorado da área de Educação, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, produzidas no período de 2012 a 2016 em universidades públicas. Nessa perspectiva, as teses mostram os problemas e as precariedades concernentes à validação do PROUCA como uma política pública de educação, identificando que não basta a distribuição de recursos para qualificar a acessibilidade digital, sendo necessários outros esforços humanos para a promoção do conhecimento, a avaliação e a integração social desses instrumentos culturais em diferentes contextos pedagógicos, com desafios à interlocução por parte dos profissionais da educação, superando a hegemonia instrumental das máquinas de ensinar.

 

Palavras-chave: PROUCA. Tecnologias. Educação. Teses.

 

Abstract

 

The issue of PROUCA in Education and recent evidence in Doctoral dissertations

 

This article addresses the impacts of the consolidation of the One Computer Per Student Program (PROUCA) for digital inclusion, through the pedagogical use of portable computers and educational laptops. Focusing on the recent developments of this program, a hermeneutic research is carried out in doctoral dissertations of the area of Education, in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, produced in the period from 2012 to 2016 in public universities. In this perspective, the doctoral dissertations show the problems and the precariousness concerning the validation of PROUCA as a public education policy, identifying that the distribution of resources to qualify digital accessibility is not enough, and other human efforts are necessary to promote knowledge, evaluation and the social integration of these cultural instruments in different pedagogical contexts, with challenges to the dialogue between education professionals, overcoming the instrumental hegemony of teaching machines.

 

Keywords: PROUCA. Technologies. Education. Doctoral dissertations.

 

Resumen

 

El tema de PROUCA en la Educación y los indicios recientes en tesis de Doctorado

 

El artículo aborda los impactos de la consolidación del Programa Un Computador por alumno (PROUCA) para inclusión digital, por medio de la utilización pedagógica de ordenadores portátiles, los laptops educativos. Al enfocar los desdoblamientos recientes de este programa, se realiza una investigación hermenéutica en tesis de Doctorado del área de Educación, en el portal de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, producidas en el período de 2012 a 2016 en universidades públicas. En esta perspectiva, las tesis muestran los problemas y las precariedades concernientes a la validación del PROUCA como una política pública de educación, identificando que no basta la distribución de recursos para calificar la accesibilidad digital, siendo necesarios otros esfuerzos humanos para la promoción del conocimiento, la evaluación y la integración social de esos instrumentos culturales en diferentes contextos pedagógicos, con desafíos a la interlocución por parte de los profesionales de la educación, superando la hegemonía instrumental de las máquinas de enseñar.

 

Palabras clave: PROUCA. Tecnologías. Educación. Tesis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle/UNILASALLE, Canoas/RS.

Mestrando em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/RS. Bolsista da CAPES e membro do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Elaine Conte, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas.

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UNILASALLE/Canoas/RS. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br

Maria Edilene de Paula Kobolt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

É professora de língua espanhola do Estado do RS. Doutoranda em Letras pela PUCRS, Porto Alegre/RS. Bolsista da CAPES e membro do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; KOBOLT, M. E. de P. A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–20, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.13009.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13009. Acesso em: 28 mar. 2024.