A regulação da conduta dos pesquisadores na ciência brasileira: um problema de pesquisa ou um problema para a pesquisa em Educação?

Autores

  • Mónica de La Fare PUC/RS
  • Pedro Savi Neto

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.017

Resumo

Trata-se de um artigo que tem como objetivo central apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória realizada por meio do envio de questionário web, que teve como finalidade o levantamento de opiniões de pesquisadores - líderes e vice-líderes de grupos de pesquisa - da área da Educação nas cinco Regiões do Brasil sobre o processo de regulação das condutas em pesquisa no campo educacional como parte das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (CHSSA), atualmente representado pela Resolução do Conselho Nacional da Saúde Nº 510/2016. A estrutura do questionário pôde ser agrupada em três partes: a primeira com questões fechadas de caracterização do pesquisador e do respectivo Grupo de Pesquisa; a segunda com questões fechadas adentrando mais propriamente o problema de pesquisa; e a terceira com questões abertas, buscando coletar maior quantidade e qualidade de dados para a análise. Este artigo segue a ordem do questionário e procura oferecer um panorama da percepção dos pesquisadores do campo educacional sobre a referida normativa que regulamenta, hoje, a conduta em pesquisa. Como resultados principais com relação ao problema de pesquisa, é possível apontar uma insatisfação dos pesquisadores do campo educacional com a atual regulação procedida pela referida Resolução que segue uma tradição de normas com influência da área das Ciências da Saúde.

 

Palavras-chave: Ética e educação. Formação e regulação. Resolução CNS Nº 510/2016.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-12-03

Como Citar

FARE, M. de L.; SAVI NETO, P. A regulação da conduta dos pesquisadores na ciência brasileira: um problema de pesquisa ou um problema para a pesquisa em Educação?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 319–332, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12675. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos