Cooperação, grupos identitários e participação democrática no Ensino Médio: o que pensam os professores?

Autores

  • Luiz Câmara Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Marcelo Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.007

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou como professores do Ensino Médio compreendem as relações entre seus estudantes e suas articulações com a formação ética e moral e com as diferenças identitárias, valorizando tanto a construção da autonomia, bem como as experiências de resistência democrática no espaço escolar. Como referencial teórico se recorre às contribuições de Alasdair MacIntyre, Adela Cortina e Angel Pérez Gómez. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas as observações de campo e entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que a cooperação e a presença de grupos são as principais características dessas relações, vivenciadas como experiências de autonomia pessoal e de resistência democrática no espaço escolar. A pesquisa revelou, ainda, que mesmo valorizando estas características, os professores entrevistados apresentam reflexões teóricas pouco elaboradas sobre a construção das identidades juvenis. Como consequência são promovidos baixos investimentos em ações pedagógicas, que valorizem a autonomia juvenil e a resistência democrática no espaço escolar.

 

Palavras chave: Participação democrática na escola. Cooperação. Grupos identitários.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Câmara, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997); Mestre em Educação (2011) e Doutor em Ciências Humanas - Educação (2015) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; professor de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Bacharel e Licenciado em Filosofia (1995); Licenciado em Sociologia (1996); Licenciado em História (1996); Mestre em Educação (2000) e Doutor em Ciências Humanas - Educação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou o Programa de Doutorado no Exterior - PDSE/CNPq (2005) na Universitat de València, Espanha. Foi Professor Associado do Departamento de Educação da PUC-Rio e Coordenador do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC). Falecido em outúbro de 2017.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

CÂMARA, L.; ANDRADE, M. Cooperação, grupos identitários e participação democrática no Ensino Médio: o que pensam os professores?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 938–954, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12270. Acesso em: 28 mar. 2024.