Análise das práticas pedagógicas de tutores para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem

Autores

  • Natália Moraes Góes Universidade Estadual de Campinas
  • Paula Mariza Zedu Alliprandini Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.008

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar as práticas pedagógicas de tutores, na Educação a Distância (EaD), para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem cognitivas, comportamentais e autorregulatórias pelos alunos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário online, composto por sete questões que indagavam o tutor sobre as suas práticas pedagógicas diante de diversas situações do contexto escolar. Participaram da pesquisa 26 tutores, cujas respostas foram analisadas segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Ao analisar as práticas pedagógicas dos tutores, verificou-se que eles indicaram incentivar com mais frequência as estratégias comportamentais. De modo geral, observou-se que as práticas pedagógicas dos tutores não estavam voltadas à promoção do uso de estratégias de aprendizagem. Os resultados da presente pesquisa apontam para a necessidade de novos estudos de intervenções, que visem ensinar as estratégias de aprendizagem para tutores da EaD.

 

Palavras-chave: Tutor. Educação a distância. Estratégias de aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natália Moraes Góes, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em educação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina.

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora junto ao Departamento de Psicologia da "Cornell University" em 1997/1998, Mestrado (1991) e Doutorado (1994) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986).  Atualmente atua como docente junto ao Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-09-23

Como Citar

GÓES, N. M.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Análise das práticas pedagógicas de tutores para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 955–973, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12124. Acesso em: 19 abr. 2024.