Doutorado Profissional em Educação: tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais

Autores

  • Adolfo-Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://orcid.org/0000-0001-6534-2819
  • Bruna Mara da Silva Wargas Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Eli Borochovicius Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marco Wandercil Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marina Piason Breglio Pontes Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Adelir Aparecida Marinho de Barros Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Fábio Brazier Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Adriana Batista de Souza Koide Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.008

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar se os Doutorados Profissionais em Educação (DPE) são cursos comumente oferecidos pelas principais universidades do mundo e analisar as tendências desse tipo de doutorado nas chamadas Universidades de Classe Mundial (UCM). Em sua produção, foram identificadas e analisadas propostas de DPE de dezenove importantes UCM que se destacaram em três rankings. A partir de pesquisa exploratória, analítico-descritiva, no campo da Educação Comparada, constataram-se nove grandes tendências, destacando-se que a oferta de DPE é uma prática comum nas UCM que ofertam doutorados acadêmicos, direcionados, principalmente, para a formação de profissionais para altos cargos gerenciais para as escolas, universidades e/ ou governos, ganhando relevo os DP no campo da liderança educacional.

 

Palavras-chave: Universidade de Classe Mundial. Doutorado Profissional em Educação. Mestrado Profissional em Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Líder do GRAPSE -  Grupode Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT)

Bruna Mara da Silva Wargas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), professora do Centro de Economia e Administração da mesma universidade. Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), graduanda em Ciências Econômicas pela PUC-Campinas.

Eli Borochovicius, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando e mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), professor da Faculdade de Administração da mesma universidade.

Marco Wandercil, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando e Mestre em Educação pela PUC-Campinas e membro do GRAPSE-Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais, cadastrado no CNPq. Professor da Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim e Especialista em Avaliação Institucional da PUC-Campinas.

Marina Piason Breglio Pontes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda e mestra em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, professora do Centro de Linguagem e Comunicação da mesma universidade e consultora em Hotelaria e Turismo.

Adelir Aparecida Marinho de Barros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Fábio Brazier, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Adriana Batista de Souza Koide, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

CALDERÓN, A.-I.; DA SILVA WARGAS, B. M.; BOROCHOVICIUS, E.; WANDERCIL, M.; PONTES, M. P. B.; MARINHO DE BARROS, A. A.; BRAZIER, F.; KOIDE, A. B. de S. Doutorado Profissional em Educação: tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 138–162, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12007. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos