Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva UNEB - Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012

Resumo

Este trabalho analisa a aprendizagem da docência a partir da inserção de professores em formação inicial no cotidiano escolar. Busca-se compreender como a aprendizagem para a docência é construída a partir de processos de homologia da prática, vista como condição para produção de reflexões sobre os saberes da aprendizagem docente que se logram no cotidiano da escola a partir da relação entre professor em exercício profissional e professores em franca formação. O estudo envolveu dois licenciandos do curso de Letras de uma universidade pública do Estado da Bahia, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.  Como dispositivo de pesquisa, utilizamos as entrevistas narrativas na concepção da abordagem (auto)biográfica. O estudo apontou que a aprendizagem da docência é construída, também no cotidiano da escola, em que as práticas educativas são tomadas como elemento de reflexão para a construção de um modo próprio de conceber a docência.

 

Palavras-chave: PIBID. Cotidiano escolar. Aprendizagem da docência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pelo PPGEDUC - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP - Universidade de São Paulo. Professor Asistente da UNEB no DCHT Campus XVI. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC

Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002),Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em (Auto)biografia, Formação e História Oral - GRAFHO

Downloads

Publicado

2018-04-17

Como Citar

SILVA, F. O. da; RIOS, J. A. V. P. Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 202–218, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10958. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos