Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID

Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

Resumo


Este trabalho analisa a aprendizagem da docência a partir da inserção de professores em formação inicial no cotidiano escolar. Busca-se compreender como a aprendizagem para a docência é construída a partir de processos de homologia da prática, vista como condição para produção de reflexões sobre os saberes da aprendizagem docente que se logram no cotidiano da escola a partir da relação entre professor em exercício profissional e professores em franca formação. O estudo envolveu dois licenciandos do curso de Letras de uma universidade pública do Estado da Bahia, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.  Como dispositivo de pesquisa, utilizamos as entrevistas narrativas na concepção da abordagem (auto)biográfica. O estudo apontou que a aprendizagem da docência é construída, também no cotidiano da escola, em que as práticas educativas são tomadas como elemento de reflexão para a construção de um modo próprio de conceber a docência.

 

Palavras-chave: PIBID. Cotidiano escolar. Aprendizagem da docência.

 

Abstract

 

Experiential learning of initiation to teaching in PIBID

 

This work analyzes the learning of teaching from the insertion of teachers in initial formation in school every day. It seeks to understand how the learning for teaching is built from processes of homology of the practice, seen as a condition for producing reflections on the knowledge of teacher learning that are achieved in the daily life of the school from the relationship between teacher in professional practice and in-service teachers. The study involved two graduates of the course of Letters of the State University of Bahia, participants of the Institutional Program of Initiatives for Teaching - PIBID. As a research device, we use narrative interviews in the conception of the (auto) biographical approach. The study pointed out that teaching learning is built, also in the daily life of the school, in which educational practices are taken as an element of reflection for the construction of a proper way of conceiving teaching.

 

Keywords: PIBID. Routine of the school. Learning of the teaching.

 

Resumen

 

Aprendizaje experiencial de la iniciación a la docencia en el PIBID

 

Este trabajo analiza el aprendizaje de la docencia a partir de la inserción de profesores en formación inicial en el cotidiano escolar. Se busca comprender cómo el aprendizaje para la docencia se construye a partir de procesos de homología de la práctica, vista como condición para la producción de reflexiones sobre los saberes del aprendizaje docente que se logran en el cotidiano de la escuela a partir de la relación entre profesor en ejercicio profesional y profesores en franca formación. El estudio involucró a dos licenciandos del curso de Letras de una universidad pública del Estado de Bahía, participantes del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID. Como dispositivo de investigación, utilizamos las entrevistas narrativas en la concepción del enfoque (auto) biográfico. El estudio apuntó que el aprendizaje de la docencia se construye, también en el cotidiano de la escuela, en que las prácticas educativas son tomadas como elemento de reflexión para la construcción de un modo propio de concebir la docencia.

 

Palabras clave: PIBID. Cotidiano escolar. Aprendizaje de la docencia.


Palavras-chave


PIBID; Cotidiano escolar; Aprendizagem da docência; PIBID; Routine of the school; Learning of the teaching; PIBID; Cotidiano escolar; Aprendizaje de la docencia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012

 
 
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.