Aprendizagem escolar entre indígenas Kaingang no Paraná: questões sobre língua, alfabetização e letramento

  • Rosângela Célia Faustino Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente texto tematiza a alfabetização, o letramento e a relação desses com a língua materna de indígenas Kaingang no estado do Paraná. Baseado em dados coletados em pesquisa de campo, bibliográfica e documental (2007-2010), discute as políticas públicas de inclusão social e a atual política de educação escolar indígena elaborada nos anos de 1990 pelo Ministério da Educação - MEC. Salienta como essa pode contribuir com o acesso ao conhecimento científico entre grupos étnicos, ampliando as possibilidades de letramento, cidadania e autonomia indígena.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Índios Kaingang.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosângela Célia Faustino, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá e do PPE - Programa de Pós Graduação em Educação
Publicado
2010-12-30
Seção
Artigos