Desenvolvimento profissional docente: articulação entre contextos e disposições

Autores

  • Elisabeth Barolli Universidade Estadual de Campinas
  • Wilson Elmer Nascimento Universidade Estadual de Campinas
  • Juliana de Oliveira Maia Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0008

Resumo

Compreender as condições que podem promover o desenvolvimento profissional docente é de extrema relevância, sobretudo na perspectiva de oferecer subsídios para o planejamento de contextos destinados a esse fim. Neste trabalho, tivemos como objetivo investigar a trajetória de dois professores de Física ao interagirem com dois contextos formativos (Mestrado Profissional e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID) diferenciados em termos de exigências e de possibilidades de desenvolvimento profissional docente. Por meio de entrevistas semiestruturadas, obtivemos os elementos necessários para reconstruir a trajetória desses professores durante suas participações naqueles contextos com base em uma Análise Narrativa, associada a outro procedimento vindo da Sociologia, que é o Retrato Sociológico. Para reconstrução da história desses professores, levamos em consideração o conceito de patrimônios individuais de disposições abordado por Bernard Lahire (2005), bem como as dimensões de desenvolvimento profissional propostas por Barolli et al. (2017).  Nossos resultados indicam que não basta propor um contexto que segue as orientações da literatura no sentido de não se pautar, por exemplo, apenas nas orientações de uma racionalidade técnica, para que o sujeito se desenvolva profissionalmente. Mudanças profundas parecem requerer condições que têm se mostrado estreitamente vinculadas às particularidades dos sujeitos e dos contextos.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Disposições. Contextos formativos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisabeth Barolli, Universidade Estadual de Campinas

Possui Bacharelado (1978) e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1979), Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Assistente-Doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e de Educação, com ênfase nas relações subjetivas que permeiam os processos de ensino e de aprendizagem atuando principalmente nas seguintes temáticas: formação de professores, educação e psicanálise, educação ambiental, relação entre ciência, tecnologia e sociedade e em ensino de ciências.

Wilson Elmer Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá (2011). É mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências.

Juliana de Oliveira Maia, Universidade de São Paulo

Graduada em Licenciatura em Química e em Pedagogia. Foi bolsista de extensão pela PROBEX e pela FAPESB. É mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Atuou como professora no Instituto Federal de São Paulo e também como Educadora (monitora/bolsista) no Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação da USP. Atualmente é doutoranda da USP do Programa de Interunidades em Ensino de Ciências, área de concentração: Ensino de Química.

Downloads

Publicado

2017-11-08

Como Citar

BAROLLI, E.; NASCIMENTO, W. E.; MAIA, J. de O. Desenvolvimento profissional docente: articulação entre contextos e disposições. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 385–406, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10350. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente