As tecnologias digitais e o ensino de Química: o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da CAPES

Autores

  • Marcelo Prado Amaral-Rosa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Marcelo Leandro Eichler UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0015

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o panorama global da formação de professores ofertada pela CAPES, ocorrida em Portugal e com acompanhamento no Brasil, com a finalidade de apresentar as categorias de análise provenientes do campo empírico. A abordagem é qualitativa com inspiração (micro)etnográfica, tendo como estratégia o estudo de caso. A investigação durou três anos e houve imersões internacionais e nacionais. Os sujeitos foram 50 professores de Química na fase internacional e 10 professores na fase nacional. A análise foi baseada na Análise de conteúdo com auxílio do software QSR Nvivo. Os principais resultados foram o surgimento de três domínios emergentes: i) Aqui na escola; ii) As pessoas aqui; e iii) Lá em Portugal. Os resultados indicaram a existência de divergências entre o programa de formação e as expectativas dos cursistas, bem como entre as narrativas e as práticas dos professores.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Cooperação internacional. Tecnologias digitais. Ensino de Química.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Prado Amaral-Rosa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Dr. em Educação em Ciências. Pós-Doutorando na PUCRS no PPG Educação em Ciências e Matemática.

Marcelo Leandro Eichler, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dr. em Psicologia e professor adjunto na UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Como Citar

AMARAL-ROSA, M. P.; EICHLER, M. L. As tecnologias digitais e o ensino de Química: o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da CAPES. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 515–539, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10339. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente