Ser formador nas licenciaturas: desafios da aprendizagem docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0007

Resumo

Neste artigo, discute-se a aprendizagem da docência no Ensino Superior a partir da tessitura das dinâmicas formativas vivenciadas nos espaços de atuação do professor universitário, enfocando as dimensões de produção de sentido na/da docência, a concepção de formação e a arquitetura formativa. O estudo pautou-se na abordagem narrativa sociocultural com base em Vygotski (1991, 1995), Leontiev (1984), Bakhtin (1995, 2010, 2011), Connelly e Clandinin (1995), Werstch (1993) e Freitas (2000), Freitas e Ramos (2010) e foi desenvolvido a partir de entrevistas com professores/formadores das licenciaturas. O objetivo foi compreender as concepções sobre a aprendizagem docente e suas implicações nos processos formativos nesse contexto. Destaca-se a aprendizagem de ser professor tecida pelas concepções e pelas vivências constituídas nos espaços/tempos em que se desenvolvem os processos formativos. Os múltiplos desafios que emergem na diversidade contextual das licenciaturas na universidade revelam a cultura de colaboração como via capaz de problematizar dilemas e tensões profissionais, configurando uma cultura docente própria.

 

Palavras-chave: Aprendizagem da docência. Processos formativos. Educação Superior.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dóris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Professora no Departamento de Metodologia do Ensino no Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em educação. Membro do conselho consultivo das revistas Vidya e Linha críticas, bem como membro do conselho editorial da Revista Internacional de Formação de Professores, da Revista Contrapontos da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e Imagens da Educação- Convênio Região Sul, do Conselho internacional da Revista Didaskomai - Investigaciones sobre la Enseñanza, Montevideo/Uruguai, da Revista de Políticas Educativas e Políticas Linguísticas (PoLing), do NEPI/AUGM. Editora da revista Políticas Educativas(PolEd). e editora de seção da revista Educação da UFSM. Representante a UFSM no Núcleo para Integração das Políticas Educativas e Políticas Linguísticas-NEPI/AUGM e coordenadora do Programa de Políticas Educativas.

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Uinversidade Federal de Santa Maria

Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Especialista em Gestão Educacional (2005), Mestre (2008) e Doutora(2012) em Educação pelo Programa de Pós -Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Pós doutorado, vinculado a linha de pesquisa Formação e desenvolvimento profissional de professores. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino. Experiência na Educação Básica, ênfase nos Anos Iniciais. No ensino superior tem sua atuação direcionada às práticas de leitura e de escrita nos Anos Iniciais e Educação infantil, orientação de estágios, didática e as práticas de ensino. Professora Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no Curso de Formação de professores para Educação profissional e tecnológica. Realiza assessoria pedagógica à redes de ensino municipais e estaduais no que se refere a leitura e a escrita no contexto escolarizado.. Parecerista ad hoc da Revista Revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Educação para a Integração (Nepi) da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e da Revista Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Lider do Grupo GPDOC:Práticas e Formação para docência: educação básica e superior Pesquisadora do grupo GPFOPE: Formação de professores e práticas educativas: ensino básico e superior da Universidade Federal de Santa Maria, incorporado, a partir de 2014, ao Núcleo Disciplinario Educación para la

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Centro Universitário Franciscano

Possui Licenciatura em Filosofia (1973), mestrado em Filosofia (1981) pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Educação (1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Franciscano, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMAT (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado), pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. É também professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria, atuando, como voluntária, no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), coordenadora da Rede Sul-brasileira de Pesquisadores em Educação Superior, coordenadora do Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Psicologia Cognitiva, Teorias de Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: construção da docência, formação de professores, trajetórias de formação, desenvolvimento profissional docente, aprendizagem docente, aprendizagem discente, aprendizagem no ensino de ciências e matemática, tanto na Educação Básica quanto Superior.

 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-13

Como Citar

BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H.; ISAIA, S. M. de A. Ser formador nas licenciaturas: desafios da aprendizagem docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 365–384, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10322. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente