As apropriações da profissão docente no estágio probatório: em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho

Adriana Aparecida de Lima Oliveira, Regina Cely de Campos Hagemeyer

Resumo


Este artigo analisa o Estágio Probatório (EP) de professores concursados na Rede Municipal de Curitiba (RMEC) como processo de avaliação profissional, fundado na cultura do desempenho, no qual se identificou a necessidade de novas lógicas conceptuais relativas à inserção profissional inicial de docentes nessa rede de ensino. As teorizações sobre essa discussão foram fundamentadas nas concepções de García Marcelo, Silva, Tardif, Giroux e Lessard, e articuladas ao conceito de habitus de Bourdieu, discutido em relação à cultura escolar e à da escola, por Viñao Frago. A pesquisa qualitativa com base em Lüdke e André foi realizada em seis escolas da RMEC, com a aplicação de questionário semiestruturado a 21 professores, e por realização de entrevistas com 6 diretores e 5 pedagogas que acompanharam o EP, em 2017. A análise dos depoimentos revelou processos estabilizadores do habitus professoral, além da necessidade da atuação das pedagogas de interlocução e de organização da formação e do desenvolvimento profissional, visando a autonomia, a autoavaliação e a ética docente, decorrente da mudança de lógicas de avaliação da inserção inicial de professores/as em escolas da RMEC.

 

Palavras-chave: Estágio Probatório. Cultura escolar e habitus. Formação inicial do professor.

 

Abstract

 

Appropriations of teaching profession in the probationary period: in search of logics beyond performance evaluation

 

This article analyzes the Probationary Period (PP) of teachers admitted in the Municipal Network of Curitiba (called RMEC) as a process of professional evaluation based on performance culture, in which new conceptual logics related to the initial insertion of teachers in this teaching network were identified. The theories on this discussion were based on García Marcelo, Silva, Tardif, Giroux and Lessard’s conceptions, and articulated with Bourdieu’s concept of habitus, discussed in relation to school culture and school drawn from Viñao Frago. The qualitative research based on Lüdke and André was carried out in six schools of the RMEC, with the application of a semi-structured questionnaire to 21 teachers, and by conducting interviews with six directors and five pedagogues, who accompanied the PP in 2017. The analysis of the testimonies revealed stabilizing processes of the teacher habitus, besides the necessity of the pedagogues’ interlocution and organization of the formation and professional development, aiming at autonomy, self-evaluation and the teacher ethics, deriving from the change of logics of evaluation of the initial insertion of teachers at RMEC schools.

 

Keywords: Probationary period. School culture and habitus. Initial teacher education.

 

Resumen

 

Las apropiaciones de la profesión docente en la etapa probatoria: en búsqueda de lógicas más allá de la evaluación de desempeño

 

En el artículo se analiza la Etapa Probatoria (EP) de profesores concursados en la Red Municipal de Curitiba (RMEC) como proceso de evaluación profesional, fundado en la cultura del desempeño, en el cual se identificó la necesidad de nuevas lógicas conceptuales relativas a la inserción profesional inicial de docentes en esta red de enseñanza. Las teorizaciones sobre esta discusión fueron fundamentadas en las concepciones de García Marcelo, Silva, Tardif, Giroux y Lessard, y articuladas al concepto de habitus de Bourdieu, discutido en relación a la cultura escolar y de la escuela, por Viñao Frago. La investigación cualitativa basada en Lüdke y André fue realizada en seis escuelas de la RMEC, con la aplicación de cuestionario semi estructurado a 21 profesores, y por realización de entrevistas con 6 directores y 5 pedagogas, que acompañaron al EP, en 2017. El análisis de los testimonios reveló procesos estabilizadores del habitus de profesores, además de la necesidad de la actuación de las pedagogas de interlocución y organización de la formación y del desarrollo profesional, visando la autonomía, la autoevaluación y la ética docente, derivada del cambio de lógicas de evaluación de la inserción inicial de profesores en escuelas de la RMEC.

 

Palabras clave: Etapa Probatoria. Cultura escolar y habitus. Formación inicial del profesor.


Palavras-chave


Estágio Probatório; Cultura escolar e habitus; Formação inicial do professor; Probationary period; School culture and habitus; Initial teacher education; Etapa Probatoria; Cultura escolar y habitus; Formación inicial del profesor

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DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0014

 
 
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