Acessibilidade no atendimento educacional de alunos público-alvo da Educação Especial em uma Classe Hospitalar do estado do Rio Grande do Sul

Angélica Regina Schmengler, Soraia Napoleão Freitas, Sílvia Maria de Oliveira Pavão

Resumo


Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como uma Classe Hospitalar de um hospital público de Santa Maria se estrutura e se organiza para o atendimento educacional de alunos-pacientes público-alvo da Educação Especial, de forma a contribuir para com a acessibilidade em ambiente hospitalar. Qualitativo do tipo estudo de caso, o estudo contou com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Realizaram-se observação e entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica e as bolsistas do Setor Educacional e com duas mães de alunos em tratamento de saúde. Um menino com baixa visão e outro com altas habilidades/superdotação receberam o atendimento educacional de 2014 a 2015, havendo acessibilidade pedagógica e atitudinal para ambos. Constataram-se, porém, aspectos deficitários quanto à acessibilidade arquitetônica e de comunicação para atender aos educandos com deficiência física, auditiva e visual.

 

Palavras-chave: Classe hospitalar. Atendimento educacional. Acessibilidade.

 

Abstract

 

Accessibility in the educational attendance of Special Education targeted students in a Hospital Class in the state of Rio Grande do Sul

 

This research had the objective of verifying how a Hospital Class of a public hospital of Santa Maria (Rio Grande do Sul – Brazil) is structured and organized for the educational attendance of targeted student-patients of Special Education, in order to contribute to accessibility in hospital environment. This study, a qualitative study case type, relied on Bardin’s (2011) content analysis. Observation and semi-structured interviews with the pedagogical coordinator, the scholarship holders of the Educational Sector and two mothers of students in health care were carried out. A low vision boy and a high skill/gifted one received educational attendance from 2014 to 2015, with pedagogical and attitudinal accessibility for both. However, deficient aspects in relation to architectonic and communication accessibility to attend the students with physical, audition and visual deficiencies were observed.

 

Keywords: Hospital class. Educational attendance. Accessibility.

 

Resumen

 

Accesibilidad en la atención educativa de alumnos público objetivo de la Educación Especial en una Clase Hospitalaria del estado de Rio Grande do Sul

 

Esta investigación tuvo el objetivo de verificar como una Clase Hospitalaria de un hospital público de Santa María se estructura y se organiza para la atención educativa de alumnos-pacientes público objetivo de la Educación Especial, para contribuir para con la accesibilidad en ambiente hospitalario. Cualitativo del tipo estudio de caso, el estudio contó con el análisis de contenido de Bardin (2011). Se realizaron observación y entrevistas semiestructuradas con la coordinadora pedagógica, las becarias del Sector Educacional y con dos madres de alumnos en tratamiento de salud. Un niño con poca visión y otro con grandes habilidades/superdotación recibieron la atención educativa de 2014 a 2015, habiendo accesibilidad pedagógica y actitud para ambos. Sin embargo, se constataron aspectos deficitarios en cuanto a la accesibilidad arquitectónica y de comunicación para atender a los educandos con discapacidad física, auditiva y visual.

 

Palabras clave: Clase hospitalaria. Atención educativa. Accesibilidad.


Palavras-chave


Classe hospitalar; Atendimento educacional; Acessibilidade; Hospital class; Educational attendance; Accessibility; Clase hospitalaria; Atención educativa; Accesibilidad

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DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0007

 
 
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