A concepção de Pedagogia Social na formação dos Educadores Sociais na Espanha

Autores

  • Érico Ribas Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0021

Resumo

Este texto apresenta dados de pesquisa desenvolvida em estudo de doutorado a partir da perspectiva metodológica da Educação Comparada (GARCIA GARRIDO, 1986). Para que o objetivo da tese fosse alcançado, optou-se por análise de ementas das disciplinas de Pedagogia Social que compõem a proposta curricular do curso de Graduação em Educação Social de dez universidades espanholas, a saber: 1. Universidad Nacional de Educación a Distancia; 2. Universidad Autónoma de Barcelona; 3. Universidad Castilla de la Mancha; 4. Universidad Santiago de Compostela; 5. Universidad de Salamanca; 6. Universidad de Deusto; 7. Universidad de León; 8. Universidad de Valencia; 9. Universidad de Las Palmas de Gran Canarias; 10. Universidad de Málaga. Optou-se ainda por aliar à metodologia comparativa a análise de conteúdo (PEREZ SERRANO, 2003). A análise das ementas permitiu constatar uma persistente tentativa de caracterizar a Pedagogia Social como uma ciência que deva articular a teoria e a prática como essência para a formação do Educador Social.

 

Palavras-chave: Pedagogia Social comparada. Educador Social espanhol. Análise de conteúdo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Érico Ribas Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - NUPEPES/UEPG. Membro da Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo na área - Estado, Educação e Sociedade, em 2014, com bolsa CNPq, com período de estágio na UNED-Madrid-Espanha, com bolsa CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2010, com bolsa CNPq. Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR em 2007.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

RIBAS MACHADO, Érico. A concepção de Pedagogia Social na formação dos Educadores Sociais na Espanha. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 657–681, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10128. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)