Mediação verbal para alunos com deficiência intelectual na Sala de Recursos Multifuncionais: reflexões e (pro)posições

Autores

  • Giovani Ferreira Bezerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.015

Resumo

Este artigo discute se e como são realizadas práticas de mediação verbal, mediante a oralidade, pelas professoras especialistas que atendem, no contraturno, alunos com deficiência intelectual. O lócus da investigação empírica foi uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Tendo por base a Psicologia Histórico-Cultural, recorreu-se à pesquisa participante, com a constituição de grupo colaborativo entre o pesquisador e as professoras. Diário de campo e gravações em áudio dos encontros realizados foram instrumentos de coleta de dados. Verificou-se que as professoras especialistas desenvolvem atividades específicas para contemplar a mediação verbal, mas há necessidade de problematizar suas práticas, tornando os saberes tácitos de suas experiências e de seus saberes teoricamente fundamentados.

 

Palavras-chave: Pessoa com deficiência intelectual. Desenvolvimento da linguagem. Atendimento Educacional Especializado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Giovani Ferreira Bezerra é discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Doutorado, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), de Mato Grosso do Sul. Pedagogo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), mestre em educaçãço pela UEMS e docente efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí, desde 2013.

Downloads

Publicado

2017-09-11

Como Citar

BEZERRA, G. F. Mediação verbal para alunos com deficiência intelectual na Sala de Recursos Multifuncionais: reflexões e (pro)posições. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 960–979, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10081. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos