Chamada de artigos - Dossiê: Relações Étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos
Chamada de artigos
Dossiê: Relações Étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos
1 – Título do dossiê: Relações Étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos
2 – Editores convidados:
Profª Dra. Mariana Fernandes dos Santos (IFBA)
Profª Dra. Nilma Lino Gomes (UFMG)
Profª Dra. Fábia Barbosa Ribeiro (UNILAB)
Prof. Ms. Yuri Miguel Macedo (UNEAD-UNEB)
3 – Prazo de submissão de 10/07/2021 a 10/08/2021
4 – Justificativa:
Contrariando as normalizações construídas no processo de colonização efetivadas e propagadas de forma estrutural e estruturante nas ações e posturas que reverberam racismos em suas diferentes manifestações e nos distintos espaços/tempo, que têm se fortalecido em período de retrocessos históricos, os quais estamos vivenciando, este dossiê é mais um caminho para enfretamento a toda e qualquer forma de opressão e de violências que naturalizam os silenciamentos de pessoas, suas narrativas e seus discursos. Nesse sentido, convidamos autoras e autores que trabalham, pesquisam, vivenciam, experienciam e materializam a prática e reflexões sobre Relações Étnico-Raciais em ambientes escolares e/ou não escolares, para submeterem seus escritos inéditos, tendo como princípio dialógico as lutas dos Movimentos Sociais, Leis e Políticas Educacionais para o combate aos projetos de colonialidades que ainda se (re)configuram como impedimento para a efetivação de processos educativos e socias que desaprendam a hegemonia da homogeneização ocidental branconcêntrica que nega direitos, submete corpos e formas de pensamento e interdita a viabilidade de uma educação que promova a equidade racial e suas interseccionalidades.
5 – Tipo de textos esperados: artigos inéditos que se enquadrem na temática do dossiê e resenhas de livros sobre o tema do dossiê, publicados nos últimos 5 (cinco) anos.
6 – Previsão de publicação do Dossiê: v. 17, 2022
A revista é de publicação contínua. Os artigos são publicados logo após a finalização do processo de avaliação, revisão e diagramação.
Acesse as informações completas sobre a chamada do dossiê: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/chamadadeartigos