A reprodução do discurso jornalístico na internet durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2014

Autores

  • Mônica Cristine FORT Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
  • Edinei WASSOASKI Professor do curso de Jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), Paraná.

Palavras-chave:

, Jornalismo, Codificação-Decodificação, Eleições, Facebook

Resumo

A pesquisa em comunicação de massa, conforme Hall (1980, p. 387), tradicionalmente tem concebido o processo comunicativo em termos de um circuito. A linearidade do modelo emissor/mensagem/receptor, no entanto, é criticada pelo autor por sua concentração no nível da troca de mensagens e pela ausência de uma estrutura de oscilações da comunicação enquanto complexa estrutura de relações. A partir da concepção de Hall, o presente artigo visa analisar como o leitor interpretou o discurso jornalístico a partir de comentários realizados no Facebook de notícias que foram destaque de primeira página do jornal O Globo durante o mês que antecedeu o segundo turno das eleições presidenciais de 2014.

Biografia do Autor

Mônica Cristine FORT, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). 

Edinei WASSOASKI, Professor do curso de Jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), Paraná.

Mestrando do Curso de Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professor do curso de Jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), Paraná.

Downloads

Publicado

2015-09-27

Como Citar

FORT, M. C., & WASSOASKI, E. (2015). A reprodução do discurso jornalístico na internet durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2014. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 2(2), 18–34. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7928