Trabalho jornalístico e convergência digital no Brasil: um mapeamento de novas funções e atividades

Autores

  • Jacques Mick UFSC

Resumo

O artigo reflete sobre transformações na profissão de jornalista no Brasil com o surgimento de novas funções e atividades, derivadas tanto de mudanças estruturais no jornalismo quanto da arregimentação de saberes típicos dos trabalhadores do setor por empresas ou organizações não midiáticas. A análise toma como ponto de partida 465 respostas à pesquisa “Perfil profissional do jornalismo brasileiro”, realizada em 2012, 288 com descrições de novas funções e 177, de novas atividades. Argumenta-se que tais descrições designam competências recentemente demandadas dos jornalistas em três áreas: o planejamento de mídias; a produção de conteúdos e o desenvolvimento de novas linguagens; a gestão de equipes. Além disso, o acréscimo de novas atividades intensifica a exigência dos empregadores quanto a profissionais “multitarefa”. Por fim, argumenta-se que, ao dotar continuadamente o mercado de trabalho de novos profissionais com ensino superior completo, a expansão da oferta de cursos de Jornalismo no país favorece a ação de empregadores cujas estratégias comportam saberes típicos da profissão, tanto naquelas em que o jornalismo é uma atividade-fim, como naquelas em que é uma atividade-meio.

Biografia do Autor

Jacques Mick, UFSC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil. Artigo produzido durante estágio de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O tema integra o escopo do projeto “Journalistic role performance around the globe – Etapa Brasil”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Versão preliminar foi apresentada no XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro, em Lisboa, em fevereiro de 2015, no grupo de trabalho “Culturas juvenis, novas ocupações e percursos de inserção profissional: percursos escolares, precariedades laborais e culturas digitais”

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Mick, J. (2015). Trabalho jornalístico e convergência digital no Brasil: um mapeamento de novas funções e atividades. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 2(1), 15–37. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7579