Anotações para uma cartografia dos quadrinhos não ficcionais e do jornalismo em quadrinhos

Autores

  • Antônio Aristides Corrêa Dutra Universidade Veiga de Almeida
  • Paulo Debom

Resumo

Os quadrinhos não ficcionais e o jornalismo em quadrinhos apresentam já uma vasta produção, rica em variedade de temas, formatos e suportes. O propósito do presente texto é contribuir para uma possível cartografia destes campos. Utilizando um conceito abrangente de quadrinhos como linguagem, trabalhamos aqui tanto com obras de ambições artísticas quanto com peças essencialmente técnicas ou informativas. Enumeramos uma variedade de gêneros dos quadrinhos não ficcionais. Tratamos a seguir do campo do jornalismo em quadrinhos, onde propomos uma divisão em três campos: Quadrinhos jornalísticos na mídia tradicional; Quadrinhos jornalísticos em mídia exclusiva; Quadrinhos jornalísticos em mídia não jornalística.

Biografia do Autor

Paulo Debom

Doutor em História pelo PPGH-UERJ. Docente da Escola de Artes do Centro Universitário Celso Lisboa e da Gestto Cultural.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Corrêa Dutra, A. A., & Debom, P. (2021). Anotações para uma cartografia dos quadrinhos não ficcionais e do jornalismo em quadrinhos. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 8(1), 1–26. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/18015

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade