Um estudo sobre a invisibilização de fontes sobre o coronavírus em O Grande Debate

Autores

  • Kenia Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juliana Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Resumo

O artigo se propõe a refletir sobre a ocorrência de invisibilização de fontes jornalísticas acionadas por comentaristas participantes do quadro O Grande Debate, da CNN Brasil. Reflete sobre funções das fontes jornalísticas e seu papel em espaços de opinião no jornalismo, além de tensionar os efeitos da ocorrência de sua invisibilização para a credibilidade jornalística. Ao examinar 10 edições do quadro voltadas para a exploração de temas relacionados à pandemia provocada pelo novo coronavírus, observa divisões temáticas e confronta os tipos de fontes acionadas com o tema de cada quadro. Ao final, o trabalho aponta ocorrência de deslocamento de credibilidade de fontes.

Biografia do Autor

Juliana Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (UFRN), onde está vinculada à linha de pesquisa Produção de Sentido. É mestra em Comunicação (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Gestão da Comunicação Empresarial pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduada em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal de Alagoas (2007) . Atualmente é jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), lotada na Reitoria da instituição. Tem interesse em redes sociais digitais, interação, práticas jornalísticas, teoria da comunicação e teoria do jornalismo.

Downloads

Publicado

2021-01-12

Como Citar

Maia, K., & Costa, J. (2021). Um estudo sobre a invisibilização de fontes sobre o coronavírus em O Grande Debate. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 7(1), 1–20. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/17119