Como fazer um telejornal universitário em rede na pandemia:

O caso do ESPM no Ar

Autores

  • Leandro Olegário Escola Superior de Propaganda de Marketing (ESPM POA)
  • Heidy Vargas Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM SP)

Resumo

O presente artigo relata a experiência de produção laboratorial do telejornalismo produzido na ESPM-SP, durante o período da pandemia do coronavírus, que reuniu as produções dos cursos de Jornalismo de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro em um programa ao vivo. A metodologia de ensino aplicada nos cursos de Jornalismo dialoga com as mudanças tensionadas pela tecnologia e convergência midiática. O objetivo é apresentar o telejornal universitário que completa sete anos no ar, fazer uma revisão bibliográfica, analisar o conteúdo e relatar as alterações na rotina de produção e exibição da notícia diante da observação participante.

Biografia do Autor

Leandro Olegário, Escola Superior de Propaganda de Marketing (ESPM POA)

Doutor e mestre em Comunicação Social pela PUCRS, é especialista em Gestão Estratégica de Negócios, jornalista e radialista. Com mais de 15 anos de experiência no mercado, acumula importantes coberturas jornalísticas e prêmios, como o Prêmio Press - categoria Melhor Repórter de TV 2012.  É autor do livro 'Radiojornalismo e Síntese noticiosa', (Metamorfose, 2016). Concentra sua agenda de pesquisa em Ensino do Jornalismo, Radiojornalismo e Telejornalismo, com ênfase nas práticas profissionais e processos sociopolíticos nas mídias. Integra os Grupos de pesquisa do CNPq Televisão e Audiência (PUCRS) e Teoria e Prática no Jornalismo (ESPM). É professor e supervisor do curso de Jornalismo na ESPM POA. Email: leandro@olegario.jor.br

Heidy Vargas, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM SP)

Doutoranda em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Multimeios (documentário para cinema e televisão) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação em Comunicação Social pela FIAM-FAAM (Jornalismo). Atualmente é professora dos cursos de Jornalismo na ESPM-SP e ministra aulas nas disciplinas de Telejornalismo e Documentário.Tem experiência na produção e ensino de projetos audiovisuais nos meios tradicionais e digitais. Pesquisa os seguintes temas: jornalismo televisivo; novas linguagens em jornalismo audiovisual, mídias digitais, história do cinema documentário e cinema documentário brasileiro. Trabalhou como redatora, repórter, editora de texto, sub-editora na Folha de S. Paulo. Foi pauteira, redatora, repórter, sub-editora e apresentadora nas empresas EPTV - Campinas; Jornal da Band, na TV Bandeirantes; no Jornal do Terra, site Terra; na rede Record; Jornal Nacional, Rede Globo. 

Downloads

Publicado

2021-01-12

Como Citar

Olegário, L., & Vargas, H. . (2021). Como fazer um telejornal universitário em rede na pandemia: : O caso do ESPM no Ar. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 7(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/17115