Narrativas jornalísticas brasileiras sobre migrantes: marcas identitárias nas brechas do refúgio

  • Fernanda Elouise Budag Fapcom / USJT
  • Andrea Limberto Senac

Resumo

Voltamo-nos especificamente para narrativas sobre migrantes (refugiados ou imigrados/emigrados) realizadas depois de 24 de maio de 2017 no Brasil sob o impacto da nova lei de migração (Lei 13445). Nosso objetivo é recuperar índices identitários associados aos migrantes nas narrativas jornalísticas relacionadas ao caso brasileiro, coletadas via plataforma NewsMonitor. Selecionamos apenas matérias em português compreendidas entre o período de 01 de maio de 2017 a 28 de fevereiro de 2019, a partir do filtro das palavras “migrantes” e “refugiados”. Desse corpus, questionamos quais objetos de pertencimento desses sujeitos são visíveis e como se mostram, buscando organizar com eles um mapa simbólico, topográfico e quantificável.

Biografia do Autor

Fernanda Elouise Budag, Fapcom / USJT
Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP). Professora e Pesquisadora da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas (USJT). Coordenadora do Grupo de Estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade.
Andrea Limberto, Senac
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) (2011), apoiada pela Fapesp. Realizou pesquisa de pós-doutorado, também com bolsa Fapesp, na mesma instituição. Graduação em Jornalismo (2002) e mestrado em Ciências da Comunicação (2006) pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). É membro do grupo de pesquisa MidiATO - Linguagem e Práticas Midiáticas (ECA-USP) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOM-USP). Coordenadora do GP Intercom Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão. Docente na área de Comunicação Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-SP). 
Publicado
2020-09-14
Como Citar
BudagF. E., & LimbertoA. (2020). Narrativas jornalísticas brasileiras sobre migrantes: marcas identitárias nas brechas do refúgio. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 7(1), 1-17. Recuperado de https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/16358