O que a produção científica tem a nos dizer? Avanços, lacunas e novas perspectivas para as pesquisas sobre Jornalismo e Gênero

  • Michele Goulart Massuchin UFPR
  • Camilla Quesada Tavares UFMA
  • Gabriela Almeida Silva UFMA

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento da área, identificando lacunas, avanços e novas perspectivas dos estudos de Jornalismo e Gênero. Para tanto, discute-se as diferentes abordagens encontradas em 186 publicações de revistas qualificadas brasileiras. Dentre as características observadas, tem-se: objeto, tipo de estudo, método e técnica de pesquisas utilizados, a vertente e os tipos de abordagem, além da distribuição temporal e por revista. A pesquisa, a partir desses dados, contribui para compreender e apresentar um panorama da área. Os resultados indicam o foco na mensagem, maior uso do método qualitativo e da análise de conteúdo, assim como o avanço longitudinal das publicações. Por outro lado, é preciso dar ênfase no processo de produção e recepção, a partir de outras abordagens metodológicas.

Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, UFPR
Professora dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e Ciência Política (PPGCP) e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É doutora em Ciência Política e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP/UFPR) E-mail: mimassuchin@gmail.com.  
Camilla Quesada Tavares, UFMA
Professora adjunta do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Imperatriz). Doutora em Comunicação e coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA). E-mail:camilla.tavares8@gmail.com.
Gabriela Almeida Silva, UFMA
Graduanda do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Imperatriz). Bolsista de Iniciação Científica entre 2018 e 2020 e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA). E-mail: gabrielaalmeida.gc@gmail.com.
Publicado
2020-07-17
Como Citar
Goulart MassuchinM., Quesada TavaresC., & Almeida SilvaG. (2020). O que a produção científica tem a nos dizer? Avanços, lacunas e novas perspectivas para as pesquisas sobre Jornalismo e Gênero . Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 7(1), 1-19. Recuperado de https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/14907