Percepção de noticiabilidade entre jornalistas, assessores de imprensa e leitores de jornais de Campo Grande (MS)

Autores

  • Marcos Paulo da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Mara Cristina de Morais Machado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma das etapas de uma investigação mais abrangente sobre o universo da seleção noticiosa e da narração jornalística em contextos regionais, notadamente no cenário de Mato Grosso do Sul. Do ponto de vista metodológico, segue-se um desenho estrutural análogo ao estudo de noticiabilidade desenvolvido por Shoemaker e Cohen (2006) em dez países de diferentes continentes. Para as finalidades específicas da presente discussão, volta-se o olhar em direção à percepção de noticiabilidade entre jornalistas, assessores de imprensa e leitores de jornais de Campo Grande (MS) a partir de inferências extraídas de exercícios de gatekeeping. Os resultados demonstram que não obstante exista concordância individual entre jornalistas e leitores na percepção de noticiabilidade, por outro lado identificam-se apenas fracas ou negativas relações entre as hierarquizações extraídas dos exercícios de gatekeeping e o conteúdo noticioso que integra o corpus de análise.

Palavras-chave: Jornalismo. Noticiabilidade. Mato Grosso do Sul. Gatekeeping.

Biografia do Autor

Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche (PDEE/CAPES) na Syracuse University (Nova Iorque, Estados Unidos). Líder do Grupo de Pesquisa Cotidiano e Noticiabilidade (UFMS/CNPq).

Mara Cristina de Morais Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Cotidiano e Noticiabilidade (UFMS/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Silva, M. P. da, & Morais Machado, M. C. de. (2019). Percepção de noticiabilidade entre jornalistas, assessores de imprensa e leitores de jornais de Campo Grande (MS). Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 6(2), 212–228. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/14730