Mulheres jornalistas em pauta: Estado da Arte sobre assédio moral e sexual no Brasil

.

Autores

  • Janaina Lopes de Amorim Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz
  • Thaisa Bueno Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz

Resumo

Este artigo é um Estado da Arte dos estudos relacionados ao assédio sexual e moral sofrido por mulheres jornalistas. O objetivo foi traçar um panorama das temáticas e particularidades das pesquisas sobre o assunto no Brasil nos últimos dez anos, nos programas de Mestrado e Doutorado, publicados na plataforma da Capes, bem como no evento que representa os principais estudos sobre o jornalismo, o SBPJor. Foram investigadas ainda as revistas Galáxia, Famecos e Estudos Feministas. Foram utilizadas como filtros as palavras-chaves assédio + jornalistas + mulheres. Preliminarmente o levantamento apontou para uma escassez de publicações sobre o assunto assédio no Jornalismo, embora as questões de gênero e feminismo sejam recorrentes.

Palavras-chave: Jornalismo. Estado da arte. Assédio.

Biografia do Autor

Janaina Lopes de Amorim, Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz

Mestranda em Comunicação Contemporânea na UFMA de Imperatriz - PPGCOM/CAPES

Thaisa Bueno, Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz

Doutora em Comunicação pela PUC do Rio Grande do Sul. Professora e coordenadora no Programa de Mestrado em Comunicação na UFMA de Imperatriz – PPGCOM/CAPES.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

Lopes de Amorim, J., & Bueno, T. (2019). Mulheres jornalistas em pauta: Estado da Arte sobre assédio moral e sexual no Brasil: . Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 6(2), 153–170. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/14715

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade