A produção científica feminina docente em cursos de jornalismo

Autores

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira Universidade Federal do Cariri

Resumo

O presente trabalho analisa a produção científica de docentes vinculados aos cursos de bacharelado em Jornalismo, abertos por meio de políticas públicas de expansão e interiorização em universidades federais no período de 2013 a 2018. Este recorte justifica-se pela necessidade em conhecer a produção científica em regiões que receberam novas universidades públicas, campi, cursos superiores e docentes. A comunicação científica está associada aos canais que transferem o conhecimento produzido no âmbito de um determinado grupo, cujo saber, particularmente o de caráter especializado, é produzido sob determinadas estratégias de construção. Esse conhecimento gerado será o resultado da consolidação e comunicação capaz de ser determinado como um produto socialmente constituído: a Ciência.

Palavras-chave: Produção científica. Cursos de Jornalismo. Políticas públicas sociais.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, Universidade Federal do Cariri

Professor Associado da Universidade Federal do Cariri. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia - PPGB. Pesquisador de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP. Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Portugal). Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

Silva Lins Cajazeira, P. E. (2019). A produção científica feminina docente em cursos de jornalismo . Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 6(2), 108–122. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/14712

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)