Feminicídio: a cobertura da Folha de S. Paulo a partir da Teoria do Enquadramento

Autores

  • Leonor Graciela Natansohn
  • Juliana Lopes de Brito Universidade Federal da Bahia

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma análise da cobertura jornalística de casos de feminicídio no jornal impresso Folha de S. Paulo. O recorte desse trabalho foram as notícias publicados nas páginas desse jornal em dois blocos temporais, um primeiro que vai de 2004 a 2007 e um segundo na década posterior à promulgação da Lei Maria da Penha e que abrange de 2014 a 2017. Através dessa amostra, pretendia-se verificar os enquadramentos presentes nos dois períodos, possíveis mudanças e continuidades, através da perspectiva teórica do enquadramento. Após a análise de 100 textos noticiosos, publicados na editoria Cotidiano desse jornal, foram identificados 13 tipos de enquadramentos e uma mudança nos dois primeiros meses do segundo semestre de 2017.

Palavras-chave: Jornalismo impresso. Feminicídio. Enquadramento.

Biografia do Autor

Leonor Graciela Natansohn

Jornalista graduada pela Universidad Nacional de La Plata, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), professora do PósCom e da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom/UFBA) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@/UFBA).

Juliana Lopes de Brito, Universidade Federal da Bahia

Jornalista graduada pela Facom/UFBA e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@/UFBA), onde desenvolveu pesquisa de mestrado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

Graciela Natansohn, L., & Lopes de Brito, J. (2019). Feminicídio: a cobertura da Folha de S. Paulo a partir da Teoria do Enquadramento . Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 6(2), 70–89. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/14710

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade