Mapeamento dos veículos de comunicação da cidade de Imperatriz-MA

Marcos Fábio Belo Matos, Leticia Holanda de Sousa

Resumo


Este artigo se propõe a traçar um mapeamento dos veículos de comunicação: rádio, televisão, jornal impresso, revista e internet (blogs, sites e portais) de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, localizada na região sudoeste do estado. A pesquisa foi realizada entre outubro de 2016 e abril de 2018. O objetivo principal deste trabalho é elaborar um panorama dos veículos e programas jornalísticos locais. A metodologia utilizada foi quantitativo-descritiva, com aporte de pesquisa bibliográfica para descrever o cenário histórico e atual da comunicação de Imperatriz. Como resultado, pôde-se constatar que Imperatriz dispõe de dois grandes jornais impressos, “O Progresso”, veículo mais tradicional, e o jornal “Correio”. A cidade conta ainda com 09 revistas, 10 emissoras de rádio, 08 veículos de televisão e 40 páginas na plataforma online (blogs, sites e portais). Este levantamento tem a importância de fazer uma radiografia dos veículos e programas do município, podendo ser aproveitado para estudos futuros na área da comunicação de Imperatriz, da região e do estado.


Palavras-chave


Jornalismo, Mapeamento, Imperatriz.

Texto completo:

PDF
';



Indexadores: LatindexIBICT/ SEERREVIScomDiadorimDialnet; Doaj; SumáriosPortal LivreSHERPA/ROMEO; FLASCO Argentina; Scholar Google

Creative Commons BY-SA 3.0 - Revista Pauta Geral - estudos em jornalismo 2014 - 2018, periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG: É permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que citada a fonte. Aqueles que o fizerem, devem manter o mesmo padrão de direito autoral.