De portas fechadas: a midiatização do fechamento das fronteiras venezuelanas com Brasil e Colômbia

Márcio Barbosa Norberto, Ada Cristina Machado Silveira, Mayara Souto Collar

Resumo


O artigo traça uma aproximação com a noção de midiatização na situação de cobertura noticiosa sobre a crise na fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela em fevereiro de 2019. Trata-se de um recorte temporal da cobertura internacional, compreendendo o período considerado de maior tensão, quando do fechamento da fronteira pelas autoridades venezuelanas, momento em que o trabalho jornalístico se intensificou. O objetivo do estudo foi o de identificar o volume de notícias veiculadas por diversos veículos circulantes no Brasil, com foco no Portal de notícias G1/Norte/Roraima com vistas a avaliar em que medida o processo de midiatização influenciou a construção e difusão do acontecimento noticiosos.


Palavras-chave


Midiatização; Fronteira; Jornalismo internacional

Texto completo:

PDF
';



Indexadores: LatindexIBICT/ SEERREVIScomDiadorimDialnet; Doaj; SumáriosPortal LivreSHERPA/ROMEO; FLASCO Argentina; Scholar Google

Creative Commons BY-SA 3.0 - Revista Pauta Geral - estudos em jornalismo 2014 - 2018, periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG: É permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que citada a fonte. Aqueles que o fizerem, devem manter o mesmo padrão de direito autoral.